sexta-feira, 11 de maio de 2012

Manter ou não o carregador ligado no Notebook?

Muitos se perguntam, outros tem sua opinião formada na questão de deixar o carregador conectado ao notebook quando a mesma se encontra carregada.



Efeito de Memória (vicio)


Em 1º lugar é necessário desfazer um mito que persiste na cabeça de muita gente criado pelos celulares e notebooks muito antigos. O efeito de memória, ou seja o viciar da bateria. No caso das baterias de lítio, esta regra não se aplica, portanto descarregar completamente e carregar  a bateria apenas quando descarregada é completamente inútil e até prejudicial como se irá verificar abaixo.

Quando o mito da bateria se viciar, não é verdade nas baterias atuais, pois as mesmas não são feitas dos mesmos materiais que as antigas e as de celulares, os quais viciavam facilmente. 
O vicio da bateria é um efeito que enfrentávamos com as baterias de NiMn e NiCd, já as baterias de Li-ion estão livres deste inconveniente. Em palavras claras, as baterias dos atuais notebooks feitas de não viciam. 

Para evitar problemas na bateria de Ion de lítio, as atuais no notes modernos, tem de atentar para o calor, o maior vilão neste tipo de bateria. Ou seja, nada de usar o notebook diretamente sobre o colo, cama ou quaisquer lugar que possa atrapalhar a ventilação. No caso do conforto de se usar sobre a cama recomendo que se use algo embaixo do note, existe muitas "mesinhas" próprias com ou sem cooler de ventilação, que vai auxiliar e muito o aquecimento do equipamento.

Outra coisa que prejudica o tempo de duração da bateria são os ciclos, que variam de 500~1000 ciclos, dependendo da bateria, logicamente. Ao termino desses ciclos teremos uma bateria inútil que não segura carga. Para se "queimar" um ciclo, basta descarregar ela, deixar o notebook hibernar por entrar em nível critico, etc...



Retirar ou não a bateria quando ligado à corrente






A bateria de lítio pode ser carregada qualquer que seja a sua carga, dado que isso não tem qualquer efeito negativo. 
Também não se faz necessario remover a bateria ao deixar o notebook ligado a corrente, salvo é claro se o equipamento esteja sofrendo de aquecimento.

Não prejudica ter a bateria com 100% de carga e estar ligado à corrente, pois a bateria assim que chega aos 100% deixa de receber energia e é feito um bypass diretamente para o sistema de alimentação do notebook.

Em caso de duvida pode se tomar as seguintes medidas: 


  • Num uso normal do notebook sem aquecer em demasia (Processador e Disco Rígido na ordem dos 40~50ºC) deve manter-se a bateria nele;
  • Num uso intensivo que leva a um grande aquecimento (Jogos, p.e., temperaturas acima de 60ºC) deve retirar-se a bateria para que esta não sofra aquecimento indesejado;
Neste caso somente o calor seria prejudicial a bateria e não o cabo de alimentação como muitos pensam.

Descargas da bateria



Devem evitar-se as descargas completas (até o PC desligar sozinho, 0%) pois isto prejudica muito a bateria e pode mesmo danificá-la. É preferível fazer descargas parciais, até níveis de capacidade restante de bateria na ordem dos 20~30%, e frequentes recargas a fazer um descarregamento e carregamento total.

As baterias de notebooks contêm um medidor de capacidade que permite saber com exatidão a quantidade de energia alojada. Porém, devido ao ciclo de cargas e descargas este sensor tende a ficar descalibrado com o tempo.

Alguns notebooks incluem na BIOS ferramentas para recalibrar o sensor da bateria, o que não é mais do que uma descarga completa seguida de uma carga completa. Portanto para calibrar o medidor, deve ser feita, em cada cerca de 30 ciclos de descarga, uma descarga completa ininterrupta, seguida de uma carga completa ininterrupta.

Um medidor descalibrado pode levar a que seja indicado um valor irreal da capacidade, quando na realidade essa capacidade é inferior. Nesta situação o computador pode desligar-se subitamente quando por exemplo ainda seja mostrada 10% de capacidade.



Os ciclos de descarga (ou carga) consistem em utilizar toda a carga da bateria (100%), mas não necessariamente de uma só vez. Por exemplo, pode-se utilizar o equipamento durante algumas horas num dia, utilizando metade da sua autonomia, e depois recarregá-lo totalmente. Se se fizesse o mesmo no dia seguinte, tal seria contado como um ciclo de descarga, e não dois, pelo que pode levar vários dias até completar um ciclo.

O que é ciclo de vida da bateria?
A duração do ciclo da bateria é a quantidade total de ciclos de descarga-carga (Figura 1) que uma bateria rende antes de não mais poder reter quantidade útil de carga. Estimar a vida útil de uma bateria de íon de lítio recarregável é difícil porque ela é afetada pela temperatura operacional média da bateria e pela taxa de descarga de energia.
Basicamente, temperaturas mais altas e taxas maiores de descarga de energia reduzem a vida útil da bateria. A temperatura operacional da bateria depende da temperatura atmosférica, bem como do calor gerado pelo próprio notebook e o ambiente imediato, como uma estação de acoplamento. A taxa de descarga de energia (drenagem) depende do tipo dos aplicativos executados no notebook e das configurações de gerenciamento de energia.
Por exemplo, a execução de aplicativos de uso intenso, como CAD, jogos e filmes em DVD drena a bateria mais rapidamente e diminui mais a durabilidade da carga que a execução de aplicativos de processamento de texto.
Figura 1: Ciclo de descarga
O ciclo de uma bateria de lítio recarregável é a soma cumulativa de descarga aproximadamente igual à capacidade total de carga. Por exemplo, 10 ocorrências de descarga de 10% ou 2 ocorrências de descarga de 50% representam um ciclo.

Como o notebook carrega a bateria?
Atendendo às recomendações de fornecedores de células de baterias e às melhores práticas, o notebook não continua a carregar a bateria assim que ela estiver 100% carregada. Assim que a bateria estiver 100% carregada, o "bit de encerramento de carga" é definido, evitando que o carregamento continue. A bateria não limpa esse "bit de encerramento de carga" até que o medidor de energia fique abaixo de 94%. Assim que o medidor de bateria ficar abaixo de 94%, o "bit de carregamento" é definido, e a bateria começa a ser carregada, quando o adaptador CA estiver conectado ao notebook. Se o adaptador CA for desconectado entre os níveis 94% e 100%, o "bit de carga" não será definido, e o notebook não irá mais carregar a bateria.


Fatores que contribuem para a perda de capacidade das baterias



  • As células das baterias de íon de lítio sofrem perda gradual e irreversível de capacidade a cada ciclo de descarga-carga. Essa perda ocorre mais rapidamente quando a temperatura e os ritmos de descarga aumentam.


  • A taxa de descarga espontânea de uma bateria de íon de lítio será maior se ela for deixada em um notebook desligado.


  • Durante armazenamento ou falta de uso prolongado, a carga da bateria diminuirá abaixo do nível de baixa tensão recomendado.


  • Manter a bateria em condição esgotada por período prolongado acelerará a diminuição da FCC.


  • Manter a bateria com alto nível de carga em ambiente com alta temperatura por períodos prolongados (por exemplo, usar excessivamente o notebook em uma estação de acoplamento) também acelerará a perda de capacidade.


  • A execução de aplicativos avançados com a bateria acelera a perda da capacidade. Por exemplo, jogos em 3D reduzirão a FCC mais rapidamente do que o uso de aplicativos de processamento de texto.



Resumindo o conteúdo: 

A melhor forma de usar o notebook é manter o mesmo conectado na tomada, mesmo com a bateria carrega 100%. Somente remover a bateria quando a mesma ou o resto do equipamento estiver apresentando aquecimento. Usar o notebook sem estar conectado a rede de alimentação somente quando se fizer realmente necessário, ou seja por falta de luz ou não estar num lugar com rede elétrica.

E o principal: A bateria de notebook não vicia, quando ligada na rede elétrica, mesmo que a carga se encontre pela metade e seja ligado o carregador. Elas somente perdem a capacidade porque diminuem os ciclos da bateria e assim diminuindo a capacidade das mesmas.

Usar o equipamento sempre ligado a tomada é benéfico para o notebook diminuindo as perdas de ciclos da bateria e servindo de no-break, pois faltando energia elétrica o notebook permanecera ligado para que possa se concluir o trabalho que esteja sendo feio no momento.




Cuidados recomendados para a bateria (Segundo a HP)


As recomendações de utilização e armazenamento das baterias são abordadas nos Guias do Usuário HP de cada modelo. Outros cuidados a se tomar com baterias são:


  • Armazene baterias de íon de lítio entre 20°C e 25°C (68°F e 77°F) com 30% a 50% de carga.


  • Não desmonte, comprima ou perfure a bateria; não provoque curto nos contatos externos da bateria; e não exponha a bateria ao fogo ou à água.


  • Não deixe baterias expostas a altas temperaturas por períodos prolongados. A exposição prolongada ao calor (por exemplo, dentro de um carro quente) acelerará a deterioração das células de íon de lítio.


  • Retire a bateria se o notebook ficar guardado (desligado e não conectado à alimentação CA) por mais de duas semanas.


  • Retire a bateria do notebook se ele ficar conectado à alimentação CA continuamente (por meio de adaptador de tomada ou estação de acoplamento) por mais de duas semanas.


  • Use o tipo de bateria com a maior capacidade (Ah) se o notebook precisar executar aplicativos avançados quando usar a alimentação da bateria.


  • Calibre periodicamente a bateria de acordo com o modelo de utilização. Em condições normais de uso, as baterias devem ser calibradas pelo menos uma vez a cada 3 meses; entretanto, uma bateria que é raramente descarregada até o fim deve ser calibrada aproximadamente uma vez por mês.


  • Mantenha a bateria fora do alcance de crianças.


  • Use somente a bateria que acompanha o computador, uma bateria sobressalente fornecida pela HP ou uma bateria compatível adquirida como acessório.




Fontes consultadas: 


2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...