quinta-feira, 22 de março de 2012

Comparativo entre antivirus gratuitos


 
Hoje farei uma comparação entre antivírus grátis, os mais populares no mercado de informática em 2012.



Os antivirus avaliados são:
  • Avast
  • Avg
  • Avira
  • Microsoft Security Essentials
  • Panda Cloud


Primeiro terá a pontuação individual dos antivírus, depois abaixo do ultimo, teremos uma analise mais criteriosa e detalhada de cada item avaliado.



Por ordem alfabética:





Atualização: 9.0
Design: 8.0
Detecção de novos malwares: 8.0
Efetividade: 6.0 
Facilidade de uso: 8.5
Falso Positivo: 5.5
Interpretar comando: 7.0
Monitoração em tempo real: 8.0
Perdas: 7.5 
Performace: 9.0
Remoção de virus comuns: 5.5





Atualização: 6.0
Design:  5.0
Detecção de novos malwares: 7.5
Efetividade: 6.0
Facilidade de uso: 5.5
Falso Positivo: 3.0
Interpretar comando: 6.0
Monitoração em tempo real: 6.0
Perdas: 4.5
Performace: 7.0
Remoção de virus comuns: 7.0






Atualização: 7.0
Design: 5.5
Detecção de novos malwares: 9.0
Efetividade: 7.5
Facilidade de uso: 8.0
Falso Positivo: 6.0
Interpretar comando: 4.0
Monitoração em tempo real: 8.0
Perdas: 8.0
Performace: 8.5
Remoção de virus comuns: 8.0



Atualização: 6.0
Design: 9.0
Detecção de novos malwares: 8.5
Efetividade: 7.0
Facilidade de uso: 9.0
Falso Positivo: 9.0
Interpretar comando: 10
Monitoração em tempo real: 8.0
Perdas: 3.5
Performace: 6.5
Remoção de virus comuns: 7.5



Atualização: 10
Design: 10
Detecção de novos malwares: 8.0
Efetividade: 6.5
Facilidade de uso: 9.5
Falso Positivo: 9.0
Interpretar comando: 8.0
Monitoração em tempo real: 8.0
Perdas: 8.0
Performace: 9.0
Remoção de virus comuns: 8.0









Analise criteriosa dos itens avaliados:



Atualização

Avast: A atualização do Avast é feita automaticamente após se conectar na internet e a cada 4 horas, o que não me agrada. Também chama a atenção a voz que anuncia: "as definições de vírus foram atualizadas", que em minha opinião é chatinha muita das vezes, mas em outras util. É possivel fazer download offline.

AVG: As atualizações do AVG são um pouco mais confusas, ao invés de mostrar uma atualização simples, mostram vários arquivos de diversos tamanhos, um tempo confuso de conclusão que se torna duvidoso se pode confiar na amostragem. As atualizações são automáticas, mas nem sempre elas funcionam. Existe atualização offline mas é ruim de fazer.

Avira: Atualizações automáticas que às vezes falha, mas com muito menos frequência que o AVG e o Essentials. A atualização off-line é chata de fazer, principalmente para quem possui pouco conhecimento em informática, mas não chega a ser difícil.
 
Microsoft Security Essentials: As atualizações são automáticas e semanais (se não me engano sai uma nova todas segundas feiras) e tem a melhor atualização OFF-LINE, basta fazer o download e clicar duas vezes e pronto. Mas é o que mais falha na atualização automática, pois normalmente o Essentials espera o computador ficar ocioso para executar suas funções, e no meu caso é difícil ficar ocioso.

Panda Cloud:
As atualizações são automatizadas, mas pouco usada por causa do sistema “cloud” (nuvem) no qual quase tudo é feito através da internet.
  

Design

Avast: O design do Avast é moderno e intuitivo, porem a muitos menus e sub menus que podem dificultar para as pessoas mais leigas, o fato da voz que avisa o termino de um escaneamento pode ser um ponto positivo.






AVG: Design ultrapassado e levemente confuso com menus e sub menus e funções complexas, dando aquele ar de “não mecha aqui” para os usuários. Até para mudar alguma função é dificil, pois existe atalho para ver o status de algo e outro diferente pra mudar o status do mesmo item. (achou confuso? imagine ter que fazer isso...)



Avira: Outro com design bastante ultrapassado, e com menus complexos. Muito penei para alterar algumas funções que ficam muito escondidas ou tem mais de um atalho com nome parecido. Apesar do pop-up claro que mostra a detecção de algum vírus aparecer para o usuário o mesmo, por muitas vezes, causa mais duvidas do que esclarecimentos.



Microsoft Security Essentials: Design moderno, poucos menus e intuitivo. Os locais que mais exige ser acessados ficam a poucos cliques do usuário, os que devem ser evitados pelo usuário que não possuem muitos conhecimentos ficam levemente mais escondidos. A janela de amostragem de detecção de vírus é de fácil compreensão, em português e especifica (na maioria das vezes) o que faz o arquivo detectado e oferece uma recomendação


Panda Cloud: Também com design moderno, talvez o mais entre todos, com descrições objetivas e pouquíssimos menus e sub menus, facilitando os ajustes (?) por parte do usuário. A interrogação é porque o Panda Cloud normalmente não necessita de ajuste algum é instalar e esquecer.



Detecção de novos malwares

Avast: Não é muito forte neste quesito, mas com suas constantes e repetitivas atualizações, está sempre atualizado e com isso detecta varias ameaças novas e outras por seu comportamento.

Avg: O AVG até detecta bastantes coisas na sua versão mais nova, apesar de deixar a desejar nos vírus mais comuns que tem aparecido, ele detecta mais tracking cookies do que os vírus de rede e pen drive por exemplo.

Avira: O Avira detecta muita coisa, de todos os gêneros, mas com ressalvas que deve ser vistas no próximo quesito: Efetividade.

Microsoft Security Essentials: O Essentials tem um bom nível de detecção de novos malwares, pois além de um banco de definições de vírus que se atualiza semanalmente contra novos vírus ele tem um funcional sistema de detecção por comportamento de arquivos suspeito.

Panda Cloud: Mais um que conta com um bom nível de detecção de malware, mas este graça ao sistema cloud, que analisa arquivos online, fazendo com que, quaisquer novidades podem ser usadas instantaneamente pelo antivírus.


Efetividade

Avast: A efetividade do Avast é bastante relativa, pois deixa a desejar em vírus que atacam os computadores de hoje em dia, também após seu escaneamento não mostra uma janela precisa do que foi ou do que deve ser feito com o que ele não conseguiu desinfectar/remover. Alias é extremamente raro o Avast remover o vírus de algum programa infectado, normalmente ele exclui o mesmo e nas raras vezes que consegue o arquivo fica corrompido. Mas o negocio do Avast é a quarentena.


AVG: Outro que desinfecção é praticamente é lenda. O AVG é total adepto da quarentena, pois identifica um suspeito, não sabe como proceder, manda para quarentena e lá fica até o usuário se esquecer dele. Às vezes ele detecta algo, e manda usar uma metodologia diferente de remoção, que abre uma nova janela do AVG. Bem ai você espera um pouco mais para ele excluir todos os arquivos.





Avira: O indeciso. Enquanto muitos outros preferem “tirar o seu da reta” enviando o arquivo suspeito para a quarentena com o proposito de enviar aos seus devidos servidores e estuda-los e evitar tomar uma decisão, o Avira pergunta. Sim ele na sua extrema grande maioria das vezes vai fazer aquele apitinho do autofalante interno (que é chato pra ca...) e te dar opções para que o usuário decida, as opções que normalmente aparece são: Excluir, Quarentena, Desifectar ou ignorar. Bem, ignore o ignorar pois não funciona (interpretar comando), desinfectar é quase uma lenda, mas ele removeu o sality uma vez num executável meu e o mesmo continuou funcionando então merece um ponto positivo. Mas ele mais detecta do que resolve, sim prepara-se para ele ficar te avisando 1000 vezes sobre a mesma coisa e nunca resolver.

Microsoft Security Essentials:Este normalmente resolve o que encontra. Quando encontra um vírus, te da uma caixa de dialogo, que te mostra previamente o que encontrou com duas opções: Limpar o computador (esta faz a ação que o Essentials recomenda) e mostrar detalhes. No ultimo ele oferece opções, a recomendada e as outras que podem ser excluir, desinfectar, quarentena e permitir. A ação recomendada varia de acordo com a gravidade do vírus. Mas normalmente fica entre excluir e quarentena. Quando é um arquivo que não é conhecido pelo banco de definições do Essentials, mas tem um comportamento, ele solicita que o usuário tome uma decisão, para evitar excluir arquivos legítimos.


Panda Cloud: Raramente o Panda ira te perguntar algo. Se for um vírus que é do conhecimento do antivírus ele exclui automaticamente ou tomar a atitude que for a que ele achar recomendada. Somente um Pop up aparece onde tem o ícone com os dizeres do que foi feito. E até após o termino de uma varredura ele somente mostra graficamente na barra de progresso os vírus encontrado juntamente com a quantidade.



Facilidade de uso


Avast: Simples para o "basicão" quando se deixa parado, até tem vozes para auxiliar no termino de escaneamento e atualização. Mas muitos menus dificultam na hora de procurar algo nele. A quarentena fica um pouco escondida e a interface de escaneamento não é das mais intuitivas.



AVG: Chato. Brincadeiras a parte, é um problema mexer no AVG, quando se clica em verificar o computador ou em atualizar, nada acontece, então normalmente o usuário impaciente com os problemas do PC clica novamente e...  muitas vezes nada e se clica novamente, quando se vê, tem dois ou mais sub menus de escaneamento ou atualização. É realmente incomodo nesta parte. Desabilitá-lo é um desafio e tanto.



Avira: Este não é fácil. Até pode ser fácil se quiserem manter o computador infectado, do contrario ele incomoda muito, não resolve problemas sozinho e muitos usuários não sabe como proceder diante dos questionamentos, funções e menus do Avira.  É trabalhoso para simplesmente deixar um arquivo como legitimo e fora de analise. Também incomoda para permitir que seja desabilitado.



Microsoft Security Essentials: O Essentials na sua maior parte é de fácil uso, quem não quer se incomodar usa-o de modo recomendado, apenas clicando no botão “limpar o computador” e é feliz. A quarentena não é muito difícil de acessar, somente para parar a proteção em tempo real que é mais xarope, e pra ativar novamente é fácil, basta clicar em um botão e esperar, só que demora em entender que ele esta ativo novamente.



Panda Cloud: O Panda é fácil, pouco exige do usuário. O usuário não vê as atualizações, não toma as decisões do que fazer com o vírus. A janela que abre só anuncia que detectou e o mesmo já foi neutralizado. Até mesmo no escaneamento ele mostra uma interface onde diz quantos foram detectados e normalmente já os elimina. Nos casos de não o conseguir ele da uma opção para o usuário decidir o que fazer. Fácil de desabilitar.



Falso Positivo



Avast: Este gosta de falsos positivos e incomoda bastante com isso, que será visto no próximo item Interpretar comando. Pelo menos é fácil de desabilitá-lo. Alem do que, a opção de relatar um falso positivo é muito ruim, pois o usuário tem de enviar o arquivo suspeito para o servidor do avast, preenchendo em inglês uma extensa ficha no qual exige conhecimentos técnicos, coisa que não abrange a maioria dos usuários, que muitas vezes só quer crackear um jogo.

  

AVG: O grande campeão de falsos positivos. É o antivírus que mais deixa passar ameaças legitima e o que mais encontra falsos vírus.


Avira: Neste quesito empatou com o avast, encontra um numero elevado de falsos positivos, o incomodo também será visto no próximo quesito.


Microsoft Security Essentials: Poucos falsos positivos e conta com a opção de permitir um item suspeito.



Panda Cloud: Empatado com o Essentials encontrando somente um falso positivo, se mostrou pratico. Ele dificilmente perguntara o que fazer. Ainda bem que aponta poucos arquivos legítimos como vírus.



Interpretar comando



Avast: O avast é um dos piores neste ponto. Temos o item interpretar comando como a capacidade do antivírus fazer o que o usuário manda, neste caso quando o avast encontra um arquivo suspeito que seja legitimo e o usuário tente restaurar o arquivo da quarentena o mesmo fica corrompido. E como já disse: informar que é um falso positivo não vale à pena. É mais fácil desativar o avast e copiar o arquivo novamente.


AVG: O AVG mantém suas opções levemente escondidas. E se torna um pouco difícil localizar a quarentena para restaurar algum arquivo. Permitir também não é uma tarefa das mais praticas.


Avira: O pior neste quesito disparado. Quando o Avira detecta algo suspeito ele logo avisa, a pessoa da o comando e espera algum tempinho o próximo aviso, pois o Avira vai ficar insistindo no mesmo arquivo até que o usuário instale outro antivírus que resolva. Isso para todos os casos, permitir algo é a mesma coisa que dizer "me lembre depois", e quando o Avira não consegue remover o vírus, ele não avisa, mas sim retorna o pop up dizendo que ele encontrou uma ameaça, e fica retornando a mesma indefinidamente fazendo que o usuário pense que esta sobre um ataque em massa de vírus.



Microsoft Security Essentials: O primeiro a receber uma nota 10, e não foi à toa, pois o Essentials tem a função permitir 100% funcional, alias todo o comando funcionam, e se por ventura a ferramenta não consegue desinfectar algo ela retorna com as opções de exclusão ou quarentena ou permitir. A caixa de dialogo que surge facilita bastante o uso.



Panda Cloud: A nota poderia ser maior, mas como o panda mantém a filosofia de não incomodar o usuário e resolver tudo sozinho, fica um pouco mais difícil de dar um comando. Mas normalmente o que é comandado é executado.




Monitoração em tempo real 


Avast: Tem um bom monitoramento, encontra diversas ameaças e até é rápido para encontrar uma ameaça em algum arquivo em uso. Lamentavelmente peca um pouco nos arquivos "autorun.inf".


AVG: O piorzinho deles, encontra pouca coisa sem que passe uma boa varredura, e a maioria do que encontra é falso positivo.


Avira: Poderia ser o melhor neste quesito, encontra muita coisa quase imediatamente ao abrir uma pasta que tem um vírus. Encontra os "autoruns.inf" com uma boa freqüência. Até demais, pois muitos autoruns legítimos são bloqueados pelo Avira, alguns de HD externo são reconhecido erroneamente como vírus pelo Avira e mesmo que o usuário marque como legitimo, ele volta a acusá-lo de vírus. 


Microsoft Security Essentials: Este manteve a media dos outros em pontuação, mas com diferenças, os autoruns que contem script malicioso são detectados quando tentam executar um vírus, alias muitos vírus são pegos tentando infectar o PC ou se copiar para o sistema. E cada vez que se abre uma pasta com muitos executáveis, ele da uma verificada em todos causando uma queda de desempenho em PCs mais antigos.


Panda Cloud: O panda é semelhante ao Essentials neste ponto, detectando a ameaça normalmente quando ela age, ou seja, se o vírus estiver ocioso e não for ordenado escanea-lo o panda não ira detectá-lo somente pelo nome. Mas quando o mesmo tentar executar alguma manobra maliciosa ou o usuário mandar verificar a pasta onde o mesmo se encontra o panda ira automaticamente remove-lo ou fazer o que lhe compete.


Perdas


Avast: Neste quesito avaliamos os arquivos maliciosos que o antivírus deixa escapar. O avast teve uma pontuação razoável tendo em vista que muitos vírus conhecidos passam despercebidos por ele.


AVG: Este deixou escapar uma gama grande de diversos vírus, comprometendo a integridade do sistema ao permitir que diversos vírus se manifestassem sem qualquer intervenção.


Avira: Quase daria pra dizer que este não deixa passar nada, se não fosse o fato de muitos serem falso positivo. O Avira opera de diversos modos, fazendo com que ele encontre arquivos suspeitos até por breves descrições, mesmo que estes sejam ou não verdadeiros.


Microsoft Security Essentials: É quase lamentável o Essentials ficar na lanterninha com uma pontuação tão baixa neste quesito, pois ele encontra diversos arquivos maliciosos, mas como foi especificado anteriormente, na sua maioria ele encontra os vírus por seu comportamento, ou seja, se o vírus desconhecido estiver parado, tem uma grande chance de passar desapercebido.


Panda Cloud: A metodologia é semelhante ao do Essentials, mas como ele conta com o método cloud, fazendo com que o "conhecimento” deste antivírus seja gigantesco, numa varredura ele pega muita coisa, tendo um nível baixo de "perdas".


Performance

Avast: A performance do avast em matéria de leveza é bem boa. Pesando pouco no sistema, inclusive durante um escaneamento. Se bem que é conhecido bugs no Windows XP que causa uma lentidão depois de um tempo instalado.



AVG: O AVG teve um rendimento menor que o Avast, pesa um pouco mais nos dois modos, tempo real e durante um escaneamento. Em computadores mais lentos o aumento da lentidão se torna mais drástico.


Avira: Uma boa performance, em tempo real é muito leve, já no escaneamento fica um pouco mais pesado, mas ainda sim tolerável. É um dos mais recomendados para PCS muito ruins em vista a performance.


Microsoft Security Essentials: A performance mais baixa em pontuação da lista, mas não chega a ser ruim, pois o Essentials é adaptável, pois durante um escaneamento ele não exige tudo da CPU, mesmo se esta for uma maquina lenta. A parte que sentimos a diferença foi durante a abertura de uma pasta com vários executáveis, na qual aumentava o delay de rolagem de pagina devido à leitura dos arquivos por parte do antivírus. O Essentials vem definido por padrão esperar o computador se tornar ocioso para fazer um escaneamento, tendo em vista não atrapalhar o usuário.


Panda Cloud: Também leve, principalmente enquanto esta no modo "Real Time". O escaneamento não compromete o uso da CPU, mas o recomendado é que o mesmo seja feito com o computador ocioso.



Remoção de vírus comuns

Avast: Deixa a desejar neste ponto. "Autoruns.inf" são tão fácil de se detectar por parte do técnico que possuem este conhecimento, que chega parecer ridículo um antivírus deixar escapar vários destes. O Avast parece possuir a ferramenta "ache que eu aviso", pois muitas vezes só detecta alguns vírus depois q outro antivírus acusa-o ou depois que o usuário exclua tal arquivos.

AVG: Quase a mesma coisa, apesar de achar cookies maliciosos com mais freqüência que o Avast, este peca nos comunzinhos.


Avira: Teve uma nota merecida, pois encontra diversos como foi dito anteriormente. Às vezes falha com alguns, mas isso é normal.
Microsoft Security Essentials: Ficou no meio termo, superando os dois primeiros e perdendo para o Avira. O Essentials reconhece muitos "autoruns.inf", mas como foi dito ele, muita das vezes, reconhece um vírus quando o mesmo se ativa ou é manipulado, fazendo algo semelhante ao Avast no "ache que eu aviso", pois quando o arquivo malicioso é manipulado por outro antivírus ou recebe um comando de exclusão, o Essentials faz uma leitura nele e acaba detectando o vírus ou script malicioso no arquivo.


Panda Cloud: Reconhece uma gama boa de vírus comuns, mantendo uma pontuação semelhante ao Avira.


EXTRAS:

Futuramente pretendo fazer um comparativo com os antivírus pagos, por isso resolvi unir alguns fatos curiosos sobre alguns antivírus pagos em relação aos gratuitos.

Falso Positivo: O Panda e o Essentials encontraram apenas 01 Falso Positivo. Já o McAfee que não concorre nesta lista por ser pago, assim como o Kaspersky, não detectou nenhum falso positivo, já o Kaspersky se manteve bem detectando apenas 03.

Performance: O panda que liderou juntamente com o Avast neste quesito divide o ranking também com o McAfee que também se mostrou leve. Em contrapartida o Kaspersky se mostrou um dos mais pesados.

Efetividade: Indiscutivelmente Kaspersky se mostrou o mais efetivo no quesito remover as pragas do computador infectado. E isso não é novidade, em diversos rankings bem feitos e durante muito tempo ele vem se mostrando a frente. A nota que ele levaria seria 9.0 seguindo do Norton com 8.5 tambem pago, Avira com 8.0, Essentials com 7.0, Panda 6.5 estes gratuitos, depois viria o McAfee com 6.5 seguido de AVG 6.0, e Avast com 5.0 na lanterninha.






Existe o Kaspersky Removal Tool, que é gratuito. Esta ferramenta é voltada somente para remoção de vírus, malwares, etc. Poucos antivírus contem seu poder efetivo, comparando com os avaliados neste Blog ele fica em primeiro lugar. Esta ferramenta foi feira para somente remover arquivos maliciosos do PC, dando opções de exclusão, desinfectar e permitir. Ele não trabalha em real time, ou seja, não protege o computador e nem fica instalado monitorando, serve somente para escanear e depois se desinstalar. 
 
 
 

11 comentários:

  1. Muito bom. Útil para usuários médios e iniciantes (maioria).

    ResponderExcluir
  2. eu acho que o AVG que você testou não é o AVG Free Edition 2012, pois, esse pega mais vírus que o Avast! e o Avira. meu PC tem o AVG Free Edition 2012 e nunca tive problema com virus.

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Realmente, mas em breve estarei fazendo um outro comparativo com as versões mais atualizadas (2013), que estão e foram lançadas.

      Excluir
  4. Não vejo nenhum problema no AVG e pra mim sempre foi efetivo.

    Mas o antivirus que eu uso atualmente é NENHUM!

    Isso foi uma paranóia que inventaram. A coisa mais fácil que há é disseminar medos na população. Ninguém é capaz de provar o risco real de se navegar na net. Somos condicionados a pensar que só estaremos seguros com antivirus. Seguros contra o que? Contra que tipo de risco?
    Não existem mais virus que destroem o sistema sem chance de recuperação!
    Fiquei meses sem antivirus e sem pegar virus na net, usando de tudo. Nas duas vezes que peguei restaurei o sistema e ficou tudo novo. Uso o win7 64bit assim há 1 ano.

    Virus pra mim é um programa que roda em segundo plano no PC deixando-o mais lento. Em outras palavras, antivirus são virus. Outros virus são atualizações inúteis da MS, serviços inúteis que são carregados e nunca serão usados, além de extensões e atualizações de programas, todos inúteis e com o objetivo de tornar seu PC mais "seguro" ou funcional. Por ironia fazem exatamente o oposto disso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bala, voce esta parcialmente certo, eu passei mais de um ano sem usar antivirus e não tive problema algum, de uns tempos para cá optei por usar um pago, cuja licença ganhei gratuitamente, mas não me fez muita diferença.

      Mas para muitos usuarios é fundamental usar, eu trabalho nesta area e vejo muitos clientes infectados com virus idiotas que poderiam ser evitados com um simples antivirus.

      É o caso dos virus de rede/pen drive, que usam o arquivo autorun.inf

      Mas o piorzinho é o Sality, que corrompe os executaveis do seu computador, causando sim um verdadeiro prejuizo.

      Excluir
  5. Se tu nw sabe desativar a "vozinha chata do avast",nw dah p confiar mto na tua avaliação, desculpai, brow.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehe, cara não é o caso de eu não saber. Eu não uso mas muitos que usam não sabem tirar e não gostam, assim como tem muitos que gostam. Se eu usasse eu tiraria.

      Por acaso no texto eu disse que eu não sei tirar? disse que os comandos são confusos. Se tu sabe configurar TUDO do avast, então esse post não é para ti, pois tu não é um simples usuario e ja deve ter uma opnião formada de qual antivirus usar.

      Não esquece, essa postagem é uma referencia para usuarios. Abraços.

      Excluir
  6. Respostas
    1. Eu fiz com os antivirus mais comuns, que são instalados pela maiorias das assistencias técnicas.

      Em breve farei uma postagem com mais antivirus, incluindo pagos.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...